Essa é o terceiro post da coleção de melhores práticas para implantação em Portais em SharePoint, nesse terceiro vamos falar de um conceito chamado Host-Named Site Collection, essa forma de criação de sites permite que você atribua um DNS único para o conjunto de sites, sem a necessidade de fazer a configuração do DNS no aplicativo da web (Web Application).

Essa é a forma recomendável de criação de conjunto de sites, isso porque o Office 365 já utiliza esse recurso e os novos recursos serão todos aprimorados para utilização com esse tipo. Você pode consultar todo o material nesse material.

Vamos criar um cenário para exemplificar melhor a idéia, imagine o caso da seguinte empresa:

Umbrella Corporation

Uma empresa com atuação mundial e laboratórios em várias cidades do mundo, o principal requisito do projeto é que sejam criados portais para cada laboratório da corporação, esses portais serão usados principalmentes para a publicação de noticias e informações de novas descobertas. Existem pelo menos 100 laboratórios espalhados pelo mundo e cada portal deve ter permissões exclusivas e um sub-domínio personalizado abaixo de um domínio comum chamado umbrella.com, por exemplo:

Mãos a Obra

Você então começa a planejar a criação dos portais para a Umbrella Corporation, nesse momento percebe que como cada portal terá um nome de dns exclusivo, você tem que criar um aplicativo do IIS e atribuir um HostName a cada aplicativo.

Você começa a criar os sites do IIS e depois se depara com o seguinte limitação nos aplicativos da web do SharePoint.

aga-post3085-1

Basicamente, a recomendação é que você não ultrapasse o número de 20 aplicativos da web em uma mesma farm (não importa então a quantidade de servidores que você possui nessa farm), nesse momento você deve estar com a sensação que o time da Microsoft teve quando decidiram criar o SharePoint Online, ou seja, como criar nomes de dns únicos para conjunto de sites com permissões exclusivas se a limitação de aplicativos da web é de 20 por farm? 😦

A solução para esse cenário é justamente o uso de Host-Named Site Collection, ou seja, você pode criar até 10.000 conjuntos de sites em um mesmo aplicativo da web, atribuindo porém nomes de dns únicos para cada site, além disso, não é preciso nenhum tipo de aplicativo da web especial para a criação desses, voltemos ao cenário então.

Uma vez definido o uso de Host-Named Site Collection, você inicia a construção dos Portais da seguinte forma:

Crie um único aplicativo da web na porta 80 (HTTP), os bindings do IIS devem possuir a configuração abaixo.

aga-post3085-2

Crie os 3 primeiros portais especificados no projeto, para criar os sites você usa os seguintes comandos do SharePoint, o detalhe mais importante fica por conta do parâmetro HostHeaderWebApplication, ele indica em qual aplicativo da web os conjuntos de site ficaram hospedados.

New-SPSite 'http://arklay.umbrella.com' -HostHeaderWebApplication (Get-SPWebApplication 'Portais Corporativos') -Name 'Portal Arklay' -OwnerAlias 'administrator' -language 1046 -Template 'STS#0'

New-SPSite 'http://racconcity.umbrella.com' -HostHeaderWebApplication (Get-SPWebApplication 'Portais Corporativos') -Name 'Portal Raccon City' -OwnerAlias 'administrator' -language 1046 -Template 'STS#0'

New-SPSite 'http://antarctica.umbrella.com' -HostHeaderWebApplication (Get-SPWebApplication 'Portais Corporativos') -Name 'Portal Antártida' -OwnerAlias 'administrator' -language 1046 -Template 'STS#0'

Para verificar que os sites foram criados com sucesso, olhe através da Central Admin do SharePoint e na lista de sites você vai reparar que foram criados sites com nomes de dns único.

aga-post3085-3

Atribua no seu DNS o domínio umbrella.com e aponte para o seu servidor do SharePoint, após isso, ao acessar o site através do navegador o próprio SharePoint vai redirecionar o seu acesso para o site correto (baseado no nome do dns).

aga-post3085-4

Usando esse recurso, você pode criar até 10.000 conjuntos de site no mesmo aplicativo da web e por banco de dados, você pode conferir as limitações do SharePoint no seguinte material.

Então essa é a dica, sempre que possível use Host-Named Site Collection para a criação de seus sites, essa é a forma recomendável e provavelmente os novos recursos serão todos otimizados para essa forma de construção de sites.