A migração para nuvem está entre as principais tendências de Tecnologia da Informação (TI) do mercado. Empresas que investem nessa tecnologia, normalmente, obtém desenvolvimentos de performance contínuos causados por serviços com mais escalabilidade, maior integração e flexibilidade.

Além disso, benefícios como o ganho de desempenho causados pela mobilidade e a redução de custos tornam o negócio muito mais competitivo. Mas, para que a migração para a nuvem seja feita com baixo nível de riscos, é importante que a empresa saiba escolher uma boa estratégia, preferencialmente com um time especializado.

Isso pode ser feito por meio da contratação de um time de AMS. Quer saber mais sobre essa estratégia e o impacto que o AMS tem para a sua migração para nuvem? Então, leia este nosso post!

O que é um serviço de AMS

Sigla para Application Management Services (ou serviço de gerenciamento de aplicações, em tradução direta), o AMS é um serviço de TI pelo qual uma empresa contrata um time de especialistas para executar a instalação e a gestão de sistemas de tecnologia no ambiente corporativo. O AMS também pode incluir o suporte aos usuários, auxiliando o negócio a reduzir o impacto causado por falhas e agilizar a resolução de dúvidas.

Com o AMS, a empresa terá uma equipe especializada para atuar na sustentação de aplicações, sistemas e bancos de dados. O time será responsável por avaliar quais são as melhores abordagens para manter um conjunto de TI com alta performance, baixo nível de vulnerabilidades e maior alinhamento com as estratégias internas.

Isso será alcançado com um time de baixo custo e estruturado conforme o perfil do negócio. Assim, as chances de a empresa poder aproveitar mais a fundo os benefícios de tecnologias como a computação na nuvem serão muito mais amplas.

Como o AMS pode auxiliar o negócio na migração para nuvem

O investimento em um time especializado para executar a migração para nuvem pode auxiliar a empresa a ter uma rotina de trabalho mais inteligente e eficaz. O negócio poderá reduzir riscos e garantir que a entrega de resultados seja feita dentro do esperado. Isso significa que o aproveitamento de recursos será ampliado ao término do processo, o que melhora o ROI do investimento.

A seguir, saiba mais sobre alguns dos impactos causados por contratar o AMS para migrar para a nuvem.

Aplicação de metodologia adequada

O trabalho de um time de AMS tem como um dos passos básicos a avaliação completa do perfil do negócio. Informações sobre como os processos internos estão estruturados, a infraestrutura de TI, as rotinas de segurança e as metas de cada time são usadas para avaliar a melhor forma de migrar os serviços do empreendimento para a nuvem.

Em outras palavras, o AMS tem como foco a escolha da melhor metodologia para a migração dos serviços da empresa para uma infraestrutura de cloud computing. Isso dará um nível de qualidade muito maior para o negócio: o planejamento estará mais alinhado com as necessidades da empresa e, assim, a entrega de resultados será mais efetiva.

Maior adequação a prazos

O AMS permite que a empresa se mantenha alinhada com os prazos que ela definir para a migração para nuvem. O time poderá ser escalado rapidamente sempre que for necessário, o que impedirá atrasos em cada uma das etapas.

Além disso, como a metodologia escolhida para a migração será a mais alinhada com o perfil do negócio, o fluxo de trabalho terá um nível de imprevistos menor. Dessa forma, a empresa poderá manter o trabalho dos times com maior nível de produtividade e, assim, ter times aderentes a prazos.

Ganho de eficiência e confiabilidade

A manutenção de um time focado na migração para nuvem gera mais performance para a empresa. O time terá um direcionamento total para migrar os serviços do negócio para a nuvem. Como consequência, a qualidade do seu trabalho será muito maior, uma vez que haverá a necessidade de direcionar recursos para outros processos.

Além disso, a confiabilidade da infraestrutura de cloud computing contratada será maior. O time de AMS adotará medidas de segurança e controle atualizadas, que reduzam riscos e melhorem a qualidade do trabalho executado. Como consequência, a companhia poderá aproveitar completamente os recursos disponíveis sem comprometer a segurança de seus processos.

Redução de custos operacionais

A adoção do AMS ao migrar para uma infraestrutura de cloud computing também reduz custos. O empreendimento poderá contratar um time especializado apenas para essa tarefa. Ele será disponibilizado com processos menos burocráticos e mais flexíveis, gerando queda nos custos operacionais.

Maior integração de sistemas

Durante a migração para nuvem, a empresa deve integrar sistemas para garantir que os processos possam manter um bom nível de qualidade, ainda que parte das soluções não seja executada localmente. Nesse cenário, o time de AMS definirá um conjunto de ferramentas e estratégias para que as aplicações possam se comunicar sem problemas. Assim, o negócio manterá uma infraestrutura em que a troca de informações seja feita com agilidade e precisão.

A importância de executar uma migração para nuvem de qualidade

No cenário atual, a tecnologia está desempenhando papel de destaque nos processos corporativos. Ter uma infraestrutura de TI bem estruturada auxilia os negócios a reduzirem riscos, melhorarem os seus fluxos de trabalho e agilizarem rotinas. Mas, para que isso seja possível, é importante que os investimentos sejam bem executados.

Investindo na computação na nuvem, a empresa pode criar um ambiente de trabalho mais inteligente e moderno. Os profissionais terão muito mais mobilidade no seu dia a dia e mais agilidade para atender a demandas externas. Além disso, o fluxo de trabalho terá um nível de integração maior, o que facilita a colaboração entre os setores.

Durante a migração para nuvem, é importante que o empreendimento conte com o apoio de um time especializado. Ele fará um planejamento alinhado com o perfil do negócio, evitando problemas e garantindo mais agilidade na integração da tecnologia ao dia a dia do negócio. Dessa forma, a empresa conseguirá aproveitar todos os recursos disponíveis e manter os seus serviços muito mais competitivos.

Gostou deste post? Compartilhe-o com os seus contatos e ajude-os a conhecer essa solução para tornar mais eficazes as migrações para nuvem!