Os manuais de boas práticas de gestão e governança de TI fazem parte do dia a dia de qualquer gestor. Guias como a Biblioteca ITIL, por exemplo, permitem que os serviços da área tenham uma melhor orientação, evitem erros e garantam mais qualidade.

Nesse sentido, a ITIL e o COBIT se destacam como as melhores escolhas para quem pretende colocar a TI em um lugar estratégico nas rotinas do negócio. Se você quer saber o motivo e como as duas estratégias podem ser unificadas, continue a leitura!

Quais as bases da Biblioteca ITIL?

A Biblioteca ITIL pode ser vista como um conjunto de boas práticas voltadas para a gestão da infraestrutura, a manutenção dos serviços de TI e a sua execução. Com uma aplicação que abrange tanto as partes operacionais quanto as táticas do negócio, esse guia permite tornar a área de tecnologia mais alinhada com as demandas da empresa e as necessidades dos usuários.

Os processos descritos na Biblioteca ITIL permitem que gestores criem um novo padrão de qualidade para os processos da TI. Para isso, o profissional contará com um conjunto de práticas abrangente e criadas com um alto nível de flexibilidade que podem ser aplicadas conforme o perfil da companhia.

Nesse sentido, a ITIL tem bases estruturadas de forma que não se faz necessário aplicar todas as estratégias para atingir bons resultados. Isso é feito a partir de cinco conceitos, que são:

  • o de estratégia, que trabalha o modo como as ideias serão aplicadas no papel de modo viável;
  • o de desenho, que é focado na projeção dos serviços de TI no dia a dia do usuário;
  • o de transição, que trabalha as técnicas para aplicar mudanças na rotina do setor que possam beneficiar os usuários;
  • o de operação de serviço, que foca no atendimento aos usuários e outros estágios avançados da gestão de serviços de TI;
  • o da melhoria contínua, que está direcionado para a necessidade do time de TI sempre revisar e otimizar as suas operações.

A biblioteca ITIL é criada para ser um processo cíclico. Então, uma vez que as medidas forem aplicadas, é necessário identificar meios para sempre revisar e garantir que as rotinas de gestão consigam atender as demandas internas e externas do negócio.

Como a ITIL influencia nos resultados do negócio?

A biblioteca ITIL permite que os serviços de TI tenham uma orientação totalmente alinhadas com as demandas do usuário. Além disso, ela melhora a forma como as rotinas estão estruturadas ao criar um planejamento mais conciso e transparente.

Como consequência, o gestor terá maior controle sobre como os processos são executados. Além disso, a efetividade das rotinas voltadas para o controle e a redução de gastos será maior. Os recursos serão mais aproveitados, ao mesmo tempo em que os times terão mais facilidade para evitar e mitigar qualquer tipo de gargalo.

Quais as bases do COBIT?

Sigla para Control Objectives for Information and Related Technologies (algo que em português pode ser traduzido como Objetivos Controlados Para Informação e Tecnologias Relacionadas), o COBIT é um framework de gestão criado pela ISACA em 1996. Ele foi desenvolvido para ser um novo modo de gestores organizarem os seus negócios, com uma gestão mais eficaz das informações.

A princípio direcionado, principalmente, para as auditorias financeiras e o impacto da TI nessa área, o COBIT foi revisado continuamente ao longo dos anos. Hoje, o framework tem uma estrutura completa, servindo como uma ótima base para que os gestores possam estruturar rotinas de governança, controle e gestão de dados em toda a organização.

Além disso, o COBIT é um framework voltado para a maturidade das atividades de todos os setores em relação aos objetivos estratégicos do negócio. Ou seja, as suas bases permitem que a companhia tenha atividades melhor estruturadas, com menos riscos de segurança, problemas de compliance ou performance.

Em busca de uma melhor aplicação do orçamento e de investimentos de qualidade, o gestor terá uma estrutura operacional de alta qualidade, com um bom nível de controle e mudanças culturais que levam a um ambiente integrado e eficaz.

Como as duas estratégias se diferenciam?

Para melhor integrar a ITIL ao COBIT, a empresa deve conhecer as diferenças dessas práticas de modo claro. Isso tornará mais simples a escolha das modificações que serão realizadas nos processos de TI e garantirá mais qualidade para as alterações.

Aqui, é importante frisar que a Biblioteca ITIL foca, principalmente, no modo como os serviços de TI são gerenciados. Já o COBIT está direcionado para os processos de governança, portanto, ele pode ser aplicado a todas as áreas da companhia. Em outras palavras, a Biblioteca ITIL tem uma aplicação alinhada principalmente com a TI, enquanto o COBIT foca em todas as atividades do negócio.

Como essas estratégias podem ser aplicadas para a gestão de TI de forma integrada?

Para aplicar o COBIT e a Biblioteca ITIL nos processos de governança e gestão de TI, alguns pontos devem ser considerados. Veja abaixo os três passos básicos para integrar essas estratégias de gestão!

Compreenda o perfil do negócio e as suas necessidades

Esse é o passo básico. Qualquer mudança na TI deve ser feita com base no perfil do negócio e nas necessidades dos usuários.

Portanto, comunique-se com outras áreas, levante informações sobre os processos da área e as normas de compliance existentes. Avalie, também, a legislação e o estado atual da infraestrutura.

Tais dados serão cruciais para garantir um bom direcionamento de recursos. Além disso, as mudanças serão mais inteligentes e capazes de gerar bons resultados: o gestor saberá exatamente quais pontos da Biblioteca ITIL e do COBIT serão aplicáveis ao seu cenário.

Defina as ações necessárias

Com os dados sobre o perfil da companhia em mãos, assim como os objetivos de médio e longo prazo, monte um plano de ações. Todos os processos devem ser estruturados de acordo com o perfil do time de TI e as normas que regulam as suas atividades.

Mantenha todos os objetivos, mudanças e justificativas documentados de forma clara e transparente. Comunique as alterações aos usuários e líderes de cada setor. Além disso, treine os técnicos, evitando gargalos e grandes níveis de atritos nos períodos de adaptação.

Revise regularmente os objetivos

Um ponto-chave para garantir a qualidade das alterações é efetuar uma análise constante dos resultados. Avalie sempre se a TI está sendo capaz de gerar um impacto positivo no negócio e nas suas rotinas.

Isso poderá ser feito com o uso de indicadores e soluções de monitoramento. Desta forma, o gestor poderá revisar regularmente os seus processos de gestão e governança, garantindo que o time de TI sempre esteja alinhado com a companhia.

Qual o papel da Iteris nas empresas que pretendem unir o COBIT com a Biblioteca ITIL?

Para aperfeiçoar os processos de TI, uma boa escolha é adotar um parceiro estratégico. A contratação de uma companhia para otimizar as atividades garante que o negócio terá um time de especialistas capazes de potencializar atividades, avaliar a melhor forma de executar processos e tornar os investimentos mais seguros.

Na Iteris, temos um time pronto para enfrentar esses desafios. Nossos especialistas executam uma avaliação completa do perfil do negócio e, com tais dados, fazem a modelagem de um conjunto de mudanças que otimizam a parte financeira, de qualidade e produtividade.

Além disso, o acompanhamento dos resultados é contínuo. Isso permite que a empresa integre, de modo mais profundo, todos os impactos positivos que estratégias como a ITIL e o COBIT podem proporcionar. Assim, custos serão reduzidos e a produtividade será ampliada ao mesmo tempo em que a capacidade da TI gerar impactos positivos nos resultados do negócio, crescerá.

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco!