Em um contexto de transformação digital e inovação constante, é fundamental colocar a TI como setor estratégico e criar um diferencial em sua cadeia de valor. Por mais que isso pareça difícil, o serviço de AMS tem justamente essa finalidade, a partir de uma visão mais ampla e consultiva de gestão e maturidade dos serviços.

Apesar de isso já acontecer em alguma escala, cada vez mais o AMS será o fator-chave para impulsionar a TI como estratégica para outras áreas de negócio. Isso ocorre pelo foco à agregação de qualidade, cumprimento de prazos, redução de custos e eficiência — critérios fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

Nesse escopo, é preciso compreender como esse serviço é capaz de auxiliar seu negócio e quais benefícios trará em curto, médio e longo prazos. Esse é o foco deste artigo, que explicará melhor o assunto. Acompanhe!

O que é AMS?

O serviço de AMS tem o objetivo de gerenciar e fornecer o suporte necessário aos sistemas de tecnologia de uma empresa. Essa finalidade é alcançada pela gestão e controle de demandas, com consequente detecção e diagnóstico de problemas. Assim, é possível atender às demandas do negócio em relação às soluções tecnológicas.

O serviço é prestado por uma empresa especializada, com conhecimento em TI e gerenciamento de aplicativos, além de experiência no segmento. Desse modo, é possível manter um portfólio complexo, com redução de custos e maximização de investimentos.

Em instância mais ampla, o AMS agrega valor ao contribuir para o controle, otimização e transformação do portfólio de aplicativos da sua empresa. Como efeito, há a melhoria dos contratos de nível de serviço, já que nesse âmbito estão incluídos:

  • estabilização — visa à redução do número de incidentes e problemas para melhorar o desempenho;
  • consolidação — diminuição dos gastos quanto à continuidade do portfólio, além do potencial de unir diferentes aplicativos em um só;
  • ajuste — aumento da performance com reengenharia, refatoração e depuração dos dados.

Qual é a importância do serviço de AMS para as empresas?

Esse serviço geralmente se consolida nas empresas com uma equipe interna para atendimento e uma externa especializada. Essa última atua das seguintes maneiras: 

  • resolução de problemas tecnológicos; 
  • atendimento a demandas voltadas para a tecnologia;
  • monitoramento e atuações que aumentam a disponibilidade e evitam falhas;
  • atualizações de aplicações e serviços;
  • configuração de outros aspectos que melhoram o desempenho da companhia.

Essa questão é especialmente importante, porque hoje, na era digital, grande parte das informações depende de serviços atrelados ao setor tecnológico. Manter esses dados, processos e rotinas com bom funcionamento é uma necessidade constante e que traz benefícios para o negócio, como redução de custos em atividades, aumento da disponibilidade e melhor utilização dos recursos.

Da mesma forma, há um auxílio às tomadas de decisão, por meio da precisão e do controle das operações. O resultado é melhoria e foco no core business, além da valorização do tempo empregado para realizar diferentes atividades.

É fundamental que a gestão de desenvolvimento do AMS seja direcionada para as demandas dos clientes. Com essa visão, é possível agregar valor, visualizar as verdadeiras necessidades e sugerir as soluções esperadas. Ao contar com essa estratégia, há um aperfeiçoamento da performance e o alcance de melhores resultados.

Quais são os benefícios dos serviços de AMS?

Os serviços de AMS simplificam a gestão de aplicações, desde que seja considerado o atual momento da empresa que receberá o serviço e as potenciais modificações no seu direcionamento. As principais vantagens verificadas são as seguintes:

Aumento do viés estratégico

Os fornecedores de serviços de AMS fornecem uma compreensão maior da importância de ter um setor de TI estratégico e focado em gerar mais valor. Nesse contexto, o parceiro precisa funcionar como uma extensão da equipe interna de TI, porque é assim que habilita a sua organização a entregar soluções adequadas aos clientes.

Personalização do serviço conforme as suas necessidades

As mudanças ocorridas no seu negócio são acompanhadas pelo serviço, que se adapta às necessidades. A ideia é focar um relacionamento de longo prazo, que tenha o propósito de melhorar a cadeia de valor da empresa.

Melhoria do retorno sobre o investimento (ROI)

O investimento realizado para contar com o serviço fornece um excelente retorno para a companhia. Além da expertise e eficiência verificadas, as aplicações se tornam fáceis de acessar e trabalhar. Elas também estão sempre disponíveis e asseguram o compliance, porque as licenças são verificadas com frequência.

Crescimento da produtividade

O AMS contribui para o funcionamento coordenado de todas as aplicações organizacionais, o que facilita a integração entre as áreas. Os dados são facilmente compartilhados e todos trabalham em prol do core business, em vez de se preocuparem com os gargalos. 

Foco no usuário

O usuário é o foco do serviço, porque é dessa maneira que as funcionalidades são desenvolvidas para atenderem às demandas. Com a ajuda da equipe de TI, os colaboradores de outras áreas exploram todo o potencial da infraestrutura dessa área, ainda que tenham poucos ou nenhum conhecimento específico.

Redução de custos

O aumento da confiabilidade dos sistemas e a diminuição das indisponibilidades leva à redução de custos. Isso acontece porque a empresa não interrompe seu funcionamento por problemas técnicos nem desembolsa valores significativos para manutenções emergenciais.

Aumento da flexibilidade e da escalabilidade

O framework adaptável traz flexibilidade e escalabilidade para dar suporte aos serviços preditivos. Do mesmo modo, a estrutura de custos é competitiva, e a equipe especializada é capacitada para lidar com diferentes aplicações. Com isso, conforme a empresa cresce, a infraestrutura de TI é ajustada para garantir consistência.

Por que terceirizar o serviço de AMS?

Sua empresa pode manter uma equipe interna de AMS, mas essa medida aumenta os custos de maneira significativa. Por isso, a tendência é de terceirização do serviço

Ao contar com equipes especializadas e processos bem definidos, é possível atuar de maneira acertada e personalizada. Os sistemas tecnológicos são atendidos e sua disponibilidade é mantida. Ao mesmo tempo, são realizados monitoramentos e resoluções de incidentes.

Uma empresa especializada de confiança também propõe e elabora customizações para aperfeiçoar a performance da empresa. Dessa maneira, são conquistados benefícios como:

  • redução de custos, por não precisar manter uma equipe especializada dentro da empresa;
  • contratação de um parceiro, com expertise, processos maduros e bem definidos;
  • escalabilidade em diferentes níveis, sem precisar contratar novas pessoas;
  • adequação exata da necessidade de atendimento das demandas com as do negócio.

Assim, o serviço de AMS é uma alternativa eficiente para gerenciar aplicações, que se ajusta ao orçamento disponível e garante retorno em curto prazo. Ademais, você agrega uma boa base de conhecimento, derivada da integração entre as equipes de sustentação e projetos.

Agora que você entende como a gestão de aplicações tende a ser positiva para a sua empresa, que tal conhecer outras dicas relevantes? Curta a nossa página do Facebook e confira as novidades!