O planejamento estratégico em TI permite que a área responsável por gerir os serviços de tecnologia da informação se mantenha alinhada ao negócio. Por meio dele, os profissionais da área terão uma rotina de trabalho contínua para buscar mais competitividade, mitigar riscos e garantir que os projetos sejam executados para gerar o melhor resultado.

Em outras palavras, quando o negócio conta com um time preparado para executar uma rotina de planejamento de qualidade, todos conseguem obter retornos mais efetivos e vantajosos. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Por que fazer o planejamento estratégico em TI?

A tecnologia está em todos os processos corporativos de empresas modernas. Em função disso, é fundamental garantir que as atividades tenham boas bases e consigam atingir os resultados esperados pelos gestores.

Com o planejamento estratégico em TI, essa meta se torna alcançável. Os investimentos são otimizados e o gestor terá meios mais eficazes para verificar se os serviços da área estão influenciando positivamente na rotina dos setores.

Além disso, falhas serão rastreadas com mais agilidade, mitigando gargalos e erros com precisão. Em resumo, a TI se tornará uma fonte de inovação e qualidade para o negócio com o planejamento estratégico.

Como estabelecer um planejamento estratégico na prática?

O planejamento estratégico em TI deve ter como base o próprio planejamento de médio e longo prazo do negócio — ou seja, ele precisa ter uma orientação com foco nos objetivos e em como a empresa poderá manter seu caráter competitivo.

A seguir, confira o passo a passo para criar o seu planejamento.

1. Defina o objetivo final do plano

Para qualquer estratégia de gestão, é importante que o time tenha objetivos claro — isso vale, inclusive, para o planejamento estratégico em TI.

Como dissemos, o ponto base é ter um alinhamento em relação às estratégias e metas do negócio. Portanto, tenha sempre uma comunicação aberta com líderes de outras áreas para avaliar quais são as suas demandas e seus objetivos.

2. Levante a situação atual da empresa

Para iniciar o planejamento estratégico em TI, avalie a situação do negócio. Levante dados sobre os processos de TI, o modo como a infraestrutura está montada e as rotinas de prevenção.

Ter esses dados em mãos permite que o gestor tome medidas de real impacto. Além disso, a distribuição de recursos será mais eficaz e capaz de evitar erros no médio e no longo prazo.

3. Analise o mercado e os concorrentes

Conhecer os seus concorrentes e o mercado também é uma boa escolha. Essa abordagem dá ao profissional de TI uma visão mais ampla sobre boas práticas que são adotadas no seu setor e como outras companhias lidam com os desafios que o negócio enfrenta.

Além disso, conhecer as práticas de concorrentes permite que o negócio evite erros. Assim, o planejamento de TI será muito mais eficaz.

4. Identifique oportunidades de terceirização

A terceirização também pode ser aplicada ao negócio. Com esse investimento, um parceiro estratégico fará parte do dia a dia do negócio, auxiliando a companhia a ter mais foco nas suas principais atividades.

A terceirização de TI pode ser aplicada a várias áreas. No suporte, ela garante mais qualidade no atendimento às demandas dos usuários. Já na gestão, ela permite que novas ideias sejam aplicadas, assim como boas práticas operacionais e de gestão.

O outsourcing também reduz custos e o tempo necessário para o negócio responder às demandas do mercado. A companhia poderá ampliar ou reduzir rapidamente o perfil do seu time conforme a demanda interna. Isso vai maximizar a qualidade dos processos e evitar o desperdício de recursos financeiros.

5. Sempre revise suas metas

Tenha em mente também que o planejamento está em constante evolução. Portanto, faça revisões regulares dos seus planos, evitando que a TI fique desalinhada em relação ao restante da empresa.

O intervalo das revisões deve variar conforme o processo e seus objetivos. No momento de reavaliar o planejamento, verifique as tendências do setor, como a tecnologia mudou e como o negócio evoluiu. Assim fica mais fácil estruturar os próximos passos de olho no futuro da companhia.

6. Estabeleça indicadores para mensurar resultados

As métricas são cruciais para os processos de gestão. Criando uma visão abrangente sobre a qualidade de vários processos, o seu uso reduz riscos e a perpetuação de problemas.

Para que sejam úteis, é importante que cada indicador seja factível. Em outras palavras, as métricas precisam estar estruturadas conforme o perfil do negócio, não criando um cenário em que os profissionais cometem erros tentando atingir grandes objetivos ou que o gestor tenha dificuldades de avaliar problemas.

Como a Iteris auxilia as empresas a criarem seus planejamentos estratégicos em TI?

Para auxiliar o seu negócio a ter um bom planejamento estratégico em TI, uma boa escolha é contratar um parceiro estratégico. Ele será responsável por avaliar o perfil da companhia e criar um plano de ação voltado para as suas necessidades de médio e longo prazo.

Na Iteris, por exemplo, há um time de pessoas preparadas para aplicar os melhores conceitos e práticas do mercado. Os nossos técnicos são especialistas nas principais metodologias e guias de gestão do mercado, como a Biblioteca ITIL.

Em função disso, podemos medir, definir e controlar as atividades e o planejamento do setor de TI dos nossos clientes da melhor forma possível. Todos os profissionais serão orientados com um processo de tomada de decisões inteligentes e alinhado às expectativas dos usuários.

Além disso, as métricas de avaliação de qualidade são criadas com os nossos clientes. Isso torna o controle dos serviços e das atividades estratégicas mais abrangente, evitando erros e gargalos operacionais. Assim, a TI poderá ser integrada a mais locais, gerando competitividade e inovação.

Em resumo, o planejamento estratégico em TI é fundamental para que os processos, os serviços e as ferramentas da área trabalhem em sintonia com o restante do negócio. Os times terão objetivos em conformidade com a empresa como um todo, auxiliando na entrega de resultados e agregando mais valor ao dia a dia da companhia.

Se você quer saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato com um de nossos especialistas!