Um grande sonho pra maioria dos desenvolvedores iOS e Apple Maniacs é conhecer a sede da Apple no Vale do Silício (Califórnia).

E se isso pudesse acontecer em um evento que juntasse desenvolvedores e designers do mundo todo, conhecendo as novidades do Universo Apple em primeira mão, diretamente dos engenheiros que desenvolvem os produtos e sistemas operacionais?

Este é o World Wide Developers Conference, ou WWDC, ou simplesmente Dub Dub  🙂

A 33ª edição do evento acontecerá agora em junho de 2019, entre os dias 3 e 7, e terei o prazer de representar a Iteris, que participa pela primeira vez da Dub Dub. Conto agora em detalhes tudo o que você precisa saber para participar das próximas edições. 😊


Winning the lottery

O ticket para participar da WWDC sai pela bagatela de U$D1599 (isso mesmo, 1599 dólares 😱), mas não basta apenas ter esse limite no cartão para garantir sua presença no evento. É necessário se inscrever em um sorteio que a Apple faz todo início de ano para selecionar os sortudos que poderão comprar o ingresso.

É necessário cadastrar o cartão de crédito de forma antecipada para que, caso você seja sorteado, o valor seja imediatamente debitado do cartão. O ingresso garante entrada durante os cinco dias de evento (ALL DAY), com direito a almoço e participação em centenas de labs com os engenheiros da Apple.


Hospedagem

A conferência acontece no McEnery Convention Center em San Jose, Califórnia. O custo da hospedagem em hotéis é bem caro, mas o legal é que a região possui inúmeras opções de hospedagem pelo Airbnb, com casas e quartos confortáveis e bem próximos do McEnery. A dica aqui é reservar o quanto antes. Historicamente, a Dub Dub acontece na primeira ou segunda semana de junho. Por isso, alguns dub dubbers que conversei disseram que sempre fazem reservas no começo do ano, antes do sorteio, para a primeira e segunda semanas de junho, com opção de cancelamento grátis. Caso não sejam sorteados, cancelam as reservas. 

Reservei meu Airbnb somente após o sorteio pelo valor de 2051 reais para o período de oito noites (ainda bem que a Iteris patrocinou minha hospedagem e passagem aérea! 😊). A acomodação fica a cinco minutos do McEnery, em San Jose. Mas houve quem conseguiu reservar quartos por 900 reais, reservando com bastante antecedência.

É possível também reservar quartos nas cidades adjacentes ao Vale do Silício, já que existem muitas linhas de transporte coletivo que chegam até o McEnery, onde ocorre a conferência.


Aéreo

A dica para o aéreo é pegar um voo pra San Francisco (SFO) e de lá pegar um ônibus expresso (express shuttle) para San Jose ou um trem (Caltrain), que sai por cerca de $15. Dessa forma, além de economizar no dinheiro da passagem, ganha-se tempo, já que os voos para San Jose tendem a ter mais escalas e por isso demoram bem mais.


O Evento

O evento começa já no domingo, dia 02, quando é aberto o credenciamento, das 9h às 19h. À noite, já ocorrem alguns encontros entre participantes.

Na segunda-feira, dia do Keynote, muitos participantes já se organizam para chegar entre 5h e 6h da manhã para conseguir os melhores lugares. O Keynote de abertura é um evento tradicional, com transmissão ao vivo, onde a Apple anuncia as principais novidades da companhia, como novas versões de software e de aparelhos. Neste ano, já é esperado o lançamento do iOS 13, do macOS 10.15 e nova versão do Xcode (IDE para desenvolvimento de apps para os produtos da Apple).

Todos os dias, às 7h, há uma corrida de 5km para atletas de todos os níveis, onde é possível conversar com outros participantes e se preparar para a rotina intensa de sessões, labs, e festas 🥂.

Durante os dias de eventos, temos que escolher muito bem como dividir o tempo entre labs práticos com os engenheiros da Apple (sobre Interface Builder, Machine Learning, Realidade Aumentada e outros temas) e muitos labs secretos que a Apple só revelará após o Keynote de abertura. Muitos desses labs acontecem simultaneamente 😱.

Há a possibilidade também de agendar horários para uma sessão one-to-one com engenheiros da Apple. Eles poderão analisar o design de seus aplicativos, depurar bugs complexos e participar de um review para distribuição do seu próprio app!


Alt Conf

Vale a pena citar este tradicional evento alternativo que ocorre em paralelo ao WWDC e tem como público os desenvolvedores que não conseguiram ingresso para a Dub Dub. A Alt Conf é gratuita e acontece nos mesmos dias da WWDC. O evento conta com a exibição e comentários em tempo real do Keynote de abertura, além de diversas talks com grandes nomes do universo Apple de desenvolvimento, além de ótimos workshops. Mas atenção, por ser um evento gratuito, a entrada é por ordem de chegada, não havendo garantia de entrada no local do evento. Outra opção é patrocinar o evento pelo valor de $360, o que te garante a entrada em todos os dias de evento.


Festas!

Para deixar a Dub Dub ainda mais incrível, acontecem diversas festas gratuitas durante os dias de evento, patrocinadas por empresas de tecnologia com muita música, comida e bebida, sendo uma ótima oportunidade de descontração e networking com colegas de profissão.

E aí, quer saber mais sobre a Dub Dub, acompanhar as novidades do evento e do Universo Apple? Siga a Iteris nas redes sociais e participe dos encontros da nossa comunidade de prática. 😊

WWDC: Mais que uma experiência!

Escrito por: Marlon Burnett