Lançado pela Sun Microsystems em 1995 e adquirido pela Oracle em 2008, o Java é a linguagem de programação mais utilizada no mundo, com uso estimado em mais de 3 bilhões de dispositivos.

Em meados de 2018, a Oracle definiu um novo modelo de licenciamento do Java, dando muito o que falar na comunidade de TI. Mas, afinal, o que muda agora?

A equipe Iteris de especialistas Java se reuniu, pesquisou e analisou os documentos disponibilizados pela Oracle e outros especialistas e compilou todas as informações que você precisa saber para não ficar com mais nenhuma dúvida sobre este assunto.

Importante: Antes de mais nada, precisamos entender que existe uma diferença entre a linguagem de programação e o software necessário para a execução do código. Java é a linguagem, JDK (Java Development Kit) é o software.

O Java continua grátis?

Sim, mas rodando no Open JDK, a solução open-source da máquina virtual necessária para rodar Java.

Qual a diferença entre o Oracle JDK e Open JDK?

O Open JDK, projeto open-source da máquina virtual, foi criado em 2007 e o suporte é dado por algumas empresas e pela comunidade. A Oracle colabora com o desenvolvimento do Open JDK, mas não fornece suporte.

Como funciona a colaboração da Oracle então?

A Oracle irá colaborar ativamente no desenvolvimento de toda nova versão do Open JDK. Quando a versão estiver pronta, a Oracle irá realizar um fork, ou seja, a nova versão do Open JDK passará a ser a nova versão do Oracle JDK e os dois produtos seguirão coexistindo.

E em relação a bugs, patches e updates?

A Oracle dará suporte somente ao Oracle JDK e isso inclui todos e quaisquer bugs, patches de segurança ou quaisquer outros updates. Caso haja algum update realizado pela Oracle para a versão atual do Open JDK, a Oracle irá disponibilizá-lo. Todo e qualquer problema relacionado ao Open JDK de versões anteriores à atual será resolvido por outras empresas ou pela comunidade.

Qual o prazo para novas atualizações?

De acordo com a Oracle, serão lançadas 2 versões anuais (março e setembro), com planejamento de lançamento realizado com um ano de antecedência.

Eu preciso atualizar minha versão a cada 6 meses?

Depende da versão. A partir do Java 11, será adotado um modelo comercial de longo prazo (LTS) com 8 anos de duração. A cada 3 anos, a Oracle irá lançar uma versão LTS. Caso a sua versão não seja LTS, você ficará sem suporte Oracle ou deverá adotar o Open JDK da mesma versão.

Há risco para atualizar a versão?

A adoção do Java 9 gerou muito ruído e reclamação. De acordo com a opinião de Donald Smith, diretor sênior de gerenciamento de produtos da Oracle, a atualização do 9 para o 10 foi muito mais tranquila e espera-se que continue assim para as próximas versões. Porém, não há garantias de que nenhum problema irá ocorrer, já que toda atualização de versão possui um certo risco.

E qual será o custo?

A Oracle irá cobrar o suporte de acordo com o número de processadores da máquina que hospeda a aplicação, e também para cada desenvolvedor. O custo varia entre 150 e 300 dólares por ano, dependendo da quantidade de processadores.


Quer saber mais sobre como a Iteris pode te ajudar a chegar no software que você imagina para sua empresa? Entre em contato.


Referências:

https://blog-br.softwareone.com/novas-regras-do-java

https://www.azul.com/eliminating-java-update-confusion/

https://www.oracle.com/technetwork/java/javase/overview/oracle-jdk-faqs.html

https://blogs.oracle.com/java-platform-group/update-and-faq-on-the-java-se-release-cadence

https://medium.com/@javachampions/java-is-still-free-c02aef8c9e04

https://shop.oracle.com/

https://www.aspera.com/en/blog/oracle-will-charge-for-java-starting-in-2019/

https://en.wikipedia.org/wiki/OpenJDK

https://stackoverflow.com/questions/52431764/difference-between-openjdk-and-adoptopenjdk