Chatbots são softwares de comunicação automática via mensagem que foram desenvolvidos com o objetivo de automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, como dúvidas frequentes, na forma de diálogo pré-definido entre o usuário e um “robô”.

Aí você deve se perguntar: como eles se dividem? Os Bots se dividem em várias linhas:

  • Chatbots otimizadores;
  • Chatbots proativos;
  • Chatbots sociais;
  • Chatbots escudo;
  • Chatbots conversacionais.

Além disso, existem vários tipos de Bots Frameworks que podem ser utilizados para desenvolvimento, tanto Open Source como soluções pagas fornecidas por algum tipo de serviço:

  • Microsoft Bot Framework;
  • Wit.ai;
  • Dialogflow;
  • IBM Watson;
  • Pandorabots;
  • Botpress;
  • Botkit.

Plano de desenvolvimento

E como funciona o plano de desenvolvimento para um Bot? Abaixo, o plano de desenvolvimento que é utilizado no IBM Watson Assistant:

Plano de desenvolvimento utilizado no IBM Watson Assistant.
Fonte: IBM Cloud

O usuário, ao desenvolver, segue um fluxo de intenções, entidades e diálogos para estabelecer entradas, respostas e interações que o seu usuário ou cliente irá realizar com o Bot.

Processo de curadoria

Aí, você deve se perguntar: como funciona o processo de aprendizado, assertividade e qualidade? Para isto, utilizamos o termo “Curadoria”, que se trata do processo assistido de qualidade e monitoramento do seu Chatbot.

Processo de curadoria:

Processo de curadoria.

É importante criar fluxos inteligentes e reduzir ao máximo as ambiguidades, tornando um Chatbot ainda mais eficiente.

Seguido do processo de curadoria, temos o de Acurácia/Qualidade, onde conseguimos medir a precisão e efetividade do Bot com base em suas interações:

Processo de acurácia/qualidade.
Fonte: Máquinas que Pensam

Etapas para implementar um Bot em seu negócio

Para implementar um Bot em seu negócio, você deve seguir uma linha planejada visto que, primeiro, você deve conhecer o seu público, saber qual a sua estratégia e sua linha de maturidade para implementação:

Etapas para implementar um Bot.

Conclusão

Claro, tudo o que foi escrito até aqui pode ser feito de forma diferente, de acordo com a sua linha de raciocínio ou como a sua empresa trabalha.

A ideia é demonstrar um caminho e uma forma de estabelecer as primeiras etapas para o seu processo de implementação.

O que temos que ter em mente é: realizar um planejamento, pesquisa e alinhamento se o projeto agrega valor ao meu negócio e se isso realmente vai otimizar e melhorar os meus processos.


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