O Termo Business Agility – ou agilidade de negócios – está sendo bastante discutido nas empresas e tem se percebido que só é possível, de fato, com uma boa Gestão de Talentos.

A busca por acelerar resultados organizacionais usando métodos ágeis como meio, vem se tornando uma constante nas organizações.

As empresas precisam se tornar organizações que aprendem continuamente e transformam esse aprendizado em resultados.  Para que isso se concretize, é preciso pessoas talentosas, competentes e apaixonadas pelo que fazem.

A agilidade de negócios compreende algumas capacidades organizacionais que são chaves para o seu sucesso:

  1. Entrega rápida e responsiva (Agilidade de Entrega)
  2. Inovar e atuar de forma disruptiva (Inovação de Produto) 
  3. Potencializar capacidade de adaptação da organização e sua cultura (Adaptabilidade Organizacional) 
  4. Liderar através da complexidade (Liderança Efetiva) 

O Business Agility permite que as organizações sintam e respondam às necessidades de mercado em constante mudança, adaptem estruturas internas e fluxos de trabalho rapidamente para aproveitar novas oportunidades e entreguem produtos e serviços inovadores que emocionam e encantam os usuários.

Tudo isso requer líderes com perspectivas aguçadas, que lideram com clareza e visão de resultados e que capacitem todos na organização para agir quando for necessário e tomar decisões mais assertivas.

Ao falar de liderança efetiva, queremos enfatizar que essa liderança vai fazer a Gestão de Talentos com os talentos necessários para habilitar as competências organizacionais para gerarem entregas com alto valor agregado.

A agilidade organizacional diz respeito a toda uma organização se beneficiar de métodos ágeis para resolver problemas e gerar oportunidades e valor.

Para que isso aconteça, as áreas da organização devem trabalhar de forma sistêmica convergindo para um propósito comum.

Business Value é a entrega confiável e de utilidade para o cliente. Business Agility só é possível ou benéfica quando é guiado por um Business Value!

Para uma organização trabalhar aprendendo continuamente, de forma sistêmica e orientada a valor, ela precisa de um conjunto de elementos que combinados e interagindo entre si vão fazer de fato a agilidade de negócios funcionar:

Os talentos estão propositalmente no centro da figura, pois acreditamos que a agilidade de negócios começa com a Gestão de Talentos!

Uma boa gestão precisa habilitar que as pessoas certas na hora certa, com as competências certas utilizando as tecnologias certas gerem de fato bons resultados.

O que é Gestão de Talentos?

Talento é um padrão natural de pensamento, sentimento ou comportamento que pode ser aplicado de maneira produtiva.

Quanto maior a intensidade do talento, maior a oportunidade para gerar resultados com ele.

Ter informação sobre seus talentos é um primeiro passo para uma Gestão de Talentos bem realizada.

Precisamos compreender o que são talentos e quais talentos possuímos.

Para potencializar nossos talentos, precisamos ter conhecimento sobre como utilizá-los e as características de cada um deles. Assim, temos entendimento sobre como os talentos vem influenciando em nossos resultados.

A verdadeira transformação é quando novas escolhas se transformarem em acertos, então, você transforma um talento em ponto forte.

Ponto forte é o resultado de uma boa aplicação dos seus talentos de forma consistente e produzindo um resultado!

Além de trazer esses pontos fortes para um contexto de organização, para que possamos exponencializar os resultados precisamos ter os melhores talentos combinados para cada configuração de problemas.

Com talentos que temos na organização mapeados, identificados e compartilhados, investirmos no desenvolvimento de novas competências com capacitação, mentoria, coaching e treinamentos.

Sem esquecer que, dentro da Gestão de Talentos, isso também envolve termos os melhores talentos em nossas empresas e criarmos um ambiente propício para o desenvolvimento deles.

A fórmula dos negócios incríveis, desenvolvida pelo Luiz Parzianello, é um modelo que explica bem a relação entre cultura, pessoas, processos, tecnologias com o crescimento organizacional.

Uma empresa precisa caminhar para evoluir sua cultura no sentido de produzir um engajamento entre as pessoas através de suas experiências e aprendizados adquiridos, com o objetivo de encantar seus clientes.

A cultura reflete como a organização se comporta na prática e, para habilitar uma mudança cultural para promover a agilidade de negócios, precisamos investir em desenvolver novas capacidades nas pessoas e na empresa.

A combinação de talentos com um propósito comum aumenta a eficácia das decisões e diminuem as chances de desperdícios organizacionais.  

Uma gestão que entende todo esse contexto e foca em criar um ambiente onde as pessoas façam mais daquilo que fazem de melhor, de forma colaborativa, cria um ambiente em evolução contínua e com menos dependências operacionais.

Então, para se gerar valor, de fato, nas organizações, precisamos focar em ter os talentos certos e gerir e desenvolver as competências desses talentos de forma contínua.

Uma organização orientada a valor só é possível com trabalho sistêmico, onde o todo é o produto das relações entre as partes. Para melhorar essas relações, sejam entre áreas, pessoas e sistemas, precisamos desenvolver competências de gestão sistêmica que só são possíveis investindo em Gestão de Talentos.

A Iteris consultoria é uma empresa People Centric que valoriza as habilidades de seus funcionários e atua fazendo uma Gestão de Talentos.

Dessa forma, cria condições para que se tenha a melhor combinação de talentos para se resolver problemas e atender bem seus clientes, proporcionando uma verdadeira agilidade de negócios.

Fazer uma boa Gestão de Talentos envolve criar times de alta performance. Quer saber como seu time se tornar um time de alto desempenho? Entre em contato com a gente.