Realizar a Gestão da Qualidade de Software é indispensável para qualquer organização que deseja garantir a entrega de produtos confiáveis maximizando a entrega de valor.

Resumindo, realizar a Gestão da Qualidade de Software é a garantia da eficiência e eficácia dos produtos digitais desenvolvidos, definindo estratégias e ações coordenadas em melhorias contínuas de processos, ferramentas e pessoas, que conduzam a excelência e satisfação de quem recebe o produto.

Entrega contínua de valor e excelência em tudo relacionado ao produto de Software.

A gestão da qualidade de software pode ser observada e estabelecida em Garantia e Controle de qualidade.

Garantia da Qualidade

O processo de garantida da Qualidade é, basicamente, fazer a coisa certa! Certificar que será desenvolvido o produto certo, que realmente atenda as expectativas, necessidade de uso e que seja maximizado o valor para negócio e propósito que se destina.

Dessa forma, essa etapa do processo atua para garantir que o planejamento ocorra da melhor forma possível, definindo padrões de desenvolvimento de software emparelhados a processos regulatórios – aumento da capacidade de produzir software de alta qualidade.

Esses processos são realizados a partir de estratégias como:

Etapas do planejamento
Principais pontos do controle da qualidade

Controle de Qualidade

O controle da qualidade diz respeito à eficiência do produto, fazer do Jeito certo!

Aqui, entram ferramentas de automação e técnicas de testes.

Como realizamos a Gestão da Qualidade de Software na prática?

Na Iteris, utilizamos o mindset de agilidade para a Gestão de Qualidade de Software como forma de análise preditiva, ou seja, evitar e prevenir defeitos antes mesmo que eles aconteçam.

Dessa forma, conseguimos observar a economia de tempo e dinheiro, porque evitamos retrabalhos desnecessários e conseguimos apoiar as tomadas de decisões de forma mais assertiva.

Na prática, baseamos a qualidade nos parâmetros da ISO 25010, dividido em 8 características que servem para especificar, medir e avaliar a qualidade do sistema e do produto de software. São elas:

  1. Adequação Funcional
  2. Eficiência de Desempenho
  3. Compatibilidade
  4. Usabilidade
  5. Confiabilidade
  6. Segurança
  7. Capacidade de Manutenção
  8. Portabilidade

A implementação de um sistema de gestão da qualidade afeta todos os aspectos do desempenho de uma organização. Os benefícios de um sistema de gestão de qualidade documentado incluem:

  • Atender aos requisitos do cliente, o que ajuda a inspirar confiança na organização, levando a mais clientes, mais vendas e novos negócios;
  • Atender aos requisitos da organização, o que garante a conformidade com as regulamentações e o fornecimento de produtos e serviços da maneira mais eficiente em termos de custos e recursos, criando espaço para expansão, crescimento e lucro.

E, de forma geral, a Gestão de Qualidade de Software traz benefícios como:

  • Aumento da confiança e satisfação do usuário
  • Maior assertividade das entregas
  • Diminuição dos riscos de negócios e imagem
  • Redução de retrabalhos e bugs
  • Transparência e padronização
  • Previsibilidade e ampliação da visão do todo

O software de alto padrão resulta de uma combinação de testes abrangentes dos principais drivers da qualidade do software e do uso de métricas de teste para garantir que a finalidade do teste seja suficiente.

Por que escolher a Iteris?

Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.

Consideramos o desenvolvimento de negócios orientado a valor de entrega focada no cliente, ou VDD – Value Driven Development.

Além disso, buscamos enxugar processos e eliminar gargalos, maximizando a produtividade e reduzindo erros – sistema Lean Manufacture.

Trabalhamos com práticas Kaizen, atuando com os melhores resultados e evolução contínua.

Entre em contato com um especialista da Iteris e veja como podemos aprimorar a qualidade de software de sua empresa.