O seu guia para entender como realizar a gestão da qualidade de software e ter mais sucesso nos produtos entregues pela sua empresa.


Para ajudar as empresas a avaliarem e manterem a qualidade de software e, consequentemente, dos bens produzidos e as experiências do cliente, existe a Gestão da Qualidade de Software. Mas, antes de qualquer coisa, temos que falar sobre a gestão de qualidade em si.

A preocupação com qualidade não é de hoje. Podemos traçar suas raízes há séculos, quando os artesãos começaram a se organizar em sindicatos chamados guildas e verificar tudo o que era produzido.

Mais tarde, com a Revolução Industrial, os primeiros sistemas de gestão da qualidade foram usados ​​como padrões que controlavam os resultados dos produtos e processos.

À medida que mais pessoas precisavam trabalhar juntas para produzir resultados e as quantidades de produção aumentavam, as práticas para garantir resultados de qualidade se aperfeiçoavam.

Hoje, o processo de qualidade passou por transformações e adaptações para o ambiente digital e continua tão importante como sempre foi.

O que é Gestão da Qualidade de Software?

A gestão da qualidade de software garante que todos os processos, métodos, atividades e itens de trabalho necessários na construção de um aplicativo ou produto digital sejam monitorados e cumpram os objetivos definidos pelo time de projeto.

Ela incorpora todos os processos de desenvolvimento de software, desde a definição dos requisitos, a codificação até o lançamento. Seu principal objetivo pode ser dividido em duas etapas: Garantia da Qualidade e Controle da Qualidade.

A qualidade do processo de desenvolvimento afeta diretamente a qualidade dos produtos entregues. A qualidade do produto, então, é medida e o processo é melhorado até que o nível de qualidade adequado seja alcançado.

Por que investir em Gestão da Qualidade de Software?

A garantia da qualidade de software é uma parte crítica de um processo de desenvolvimento de software bem-sucedido. Quanto mais intensa for a garantia de qualidade, melhor será para o seu negócio a longo prazo.

Além de atender aos requisitos gerais de seu projeto, sua equipe de desenvolvimento deve atender a certos padrões de qualidade técnica dos quais depende a indústria de desenvolvimento de software. Garantir que esses padrões sejam cumpridos de maneira confortável, mas rígida, é o que a garantia de qualidade de software envolve.

Não apenas para o bem do consumidor, mas também para o produto de software em si, é importante que as empresas usem um processo confiável para estabelecer uma linha de base de expectativas para o produto.

A garantia da qualidade de software é um meio confiável de produzir software de alta qualidade. Se você pensar bem, não deve haver muitas justificativas sobre o motivo pelo qual você não gostaria de um software de alta qualidade. Portanto, considere agora as outras razões pelas quais melhorar a qualidade de software é de extrema importância.

Primeiro, um produto de software de alta qualidade economizará tempo e dinheiro.

Como empresa, fornecer um produto que valha a pena comprar é um de seus objetivos principais. Se você estiver criando um software, a garantia de qualidade de software pode confirmar se vale a pena comprar seu bem, ou produto de software.

O problema com um produto que não vale a pena comprar é que você perde dinheiro fazendo aquilo e não recebe um centavo desse dinheiro de volta se não houver lucro.

Para o mesmo fim, entregar um produto de alta qualidade implica menos manutenção ao longo do tempo porque seu produto de software será resiliente em primeiro lugar. Portanto, você pode gastar o mínimo de tempo e dinheiro com manutenção, se o produto precisar de manutenção futura.

De modo geral, a garantia da qualidade de software continua sendo um fator-chave na expansão de seus negócios, bem como na preservação de uma boa reputação para sua marca.

Quando investir em Gestão da Qualidade de Software?

A Gestão da Qualidade de Software é indispensável para qualquer empresa que deseja garantir a entrega do produto certo da forma correta. É através dela que otimizamos o desenvolvimento, garantindo um produto funcional e que agregue valor para o negócio.

Em resumo, ela consiste na definição de estratégias e processos que conduzam à excelência e à satisfação de quem recebe o produto. Ou seja, o foco é sempre no usuário final.

Portanto, se é uma preocupação da sua empresa a entrega de produtos que atinjam os requisitos de eficácia e eficiência, é imprescindível o apoio da Gestão da Qualidade de Software.

A garantia de qualidade de software é essencial para qualquer empresa que usa o desenvolvimento de software, seja para operações do dia a dia ou um produto para consumidores.

Agora que você já sabe muito de toda ideia global sobre Gestão de Qualidade de Software, a Iteris está pronta para trazer o suporte que você precisa para alcançar seus resultados. Converse com um de nossos especialistas.