Impedimento é uma palavra que carrega consigo uma série de questões e é vista como um sinal de alerta no âmbito profissional. Não é à toa que ela é um indicador de que algo não aconteceu como previsto e pode trazer consequências.

Vamos entender o que é essa palavra e como ela se aplica no contexto de projetos ágeis.

O que é um impedimento?

“Domingo de manhã. Você acorda cedo e ao abrir a janela percebe que é mais um lindo dia de verão e então decide ir à praia com a família. Depois de preparar o kit praia, é hora de colocar tudo no porta-malas e partir.

Ao chegar no estacionamento você percebe que um dos pneus do seu carro está furado e aí, aquela alegria toda vira frustração, já que agora você não conseguirá ir à praia. Nesse momento o melhor a se fazer é parar e pensar se a situação é contornável ou se realmente existe um impedimento”.

Impedimento, segundo o dicionário, é aquilo que impede; estorvo, obstáculo; estado de pessoa impedida, por qualquer causa, de cumprir os deveres de seu cargo. Ou seja, a pessoa não tem como executar o que se pretende visto que existe algo em seu caminho a qual ela, por si só, não pode resolver.

Será que é mesmo um impedimento?

O pneu furado pode ser, de fato, um impedimento, mas antes de classificá-lo como tal, um olhar mais cuidadoso se faz necessário. Isto é, se encontrarmos uma alternativa, como por exemplo o uso do pneu estepe, o impedimento será apenas um contratempo que poderá ser contornado.

Levando o conceito para projetos, os impedimentos estão relacionados à incapacidade de se entregar o que foi acordado, seja em uma sprint ou no projeto como um todo, o que compromete o resultado esperado para o time, que precisa buscar alternativas e se adaptar ao novo cenário.

A história contada acima ilustra algo recorrente no dia a dia de times de projetos ágeis: devem ser auto-organizáveis, mas são passíveis de impedimentos e, muitas vezes, por motivos adversos, apontam impedimentos que na verdade não são.

Em situações como essa, onde a adversidade pode ser contornada, o Agile Master precisa avaliar o cenário e identificar se o motivo apresentado não está sendo usado como uma postergação de algo que precisa ser realizado.

Times que só reportam impedimentos, mas não conseguem resolvê-los internamente, deixam de ser ágeis, pois se tornam parte do problema e não da solução.

Não existem normas. Impedimentos podem surgir de todos os lados, seja uma regra de negócio mal definida, um acesso não liberado, uma queda de conexão, uma entrega do outro time que não foi realizada a tempo e tantos outros.

No uso de um framework ágil gerir impedimentos pode ser ainda mais difícil, já que não temos plena certeza do caminho que será percorrido e a nossa visão dos desenvolvimentos futuros é menor, pois o planejamento está limitado a duas ou no máximo três sprints o que gera iterações mais curtas, consequentemente o tempo de resposta para a remoção dos impedimentos pode comprometer a meta de uma sprint.

Impedimento detectado, o que fazer?

Após identificar um impedimento, existem alguns passos que ajudarão na sua resolução:

  1. Dê visibilidade ao impedimento:
    • Caso seja um problema já conhecido e você tenha autonomia para saná-lo, faça-o. Não espere pelo Agile Master;
    • Se a solução exigir mais tempo, informe o cliente e evite surpresas futuras. Lembre-se: transparência é fundamental para os frameworks ágeis.
  1. Não espere para agir:
    • Analise a situação e o impacto desse impedimento. Será que você não deve tomar uma ação agora? Aguardar a daily no dia seguinte pode ser ruim, pois uma bola de neve pode se formar;
  1. Enquanto as ações para solucionar o impedimento estiverem sendo realizadas, execute a próxima atividade conforme a prioridade:
    • Antecipar as atividades que não foram impactadas pelo impedimento compensará o tempo extra gerado para a resolução dele;
    • Lembre-se: segundo o Manifesto Ágil, responder as mudanças é mais importante do que seguir um plano.

Os passos apresentados acima ajudam muito na orientação, mas cada caso terá suas especificidades.

O importante é não ficar parado

Veja mais algumas dicas que podem ajudar na identificação e resolução rápida dos impedimentos:

  1. Dê atenção as dailies: Preste atenção ao que o time está expondo. As vezes a dificuldade para resolver um caso, a falta de uma conversa com o Product Owner, retrabalhos ou atrasos podem estar escondendo um impedimento.
  2. Algo que não é um impedimento agora, pode se tornar um no futuro.
  3. As planning e reuniões de refinamento também são ótimas oportunidades para identificar problemas atuais e futuros.
  4. Conforme descrito no Scrum Guide, impedimentos são atribuídos como responsabilidade do Scrum Master. Qualquer dúvida peça apoio a ele.
  5. Usar ferramentas que ajudem o time na hora de uma decisão pode auxiliar no empoderamento e na delegação de responsabilidade para o time.
    • O Delegation Poker é um bom exemplo de ferramenta, assim como o gráfico burndown que auxilia na identificação dos impedimentos, já que os desvios apresentados pelo gráfico podem ser indícios de problemas.
  6. Discutir os casos e as soluções utilizadas avaliando se a solução é definitiva ou se existe alguma probabilidade de acontecer novamente, evita que os impedimentos sejam utilizados como “muletas” para ocultar outros problemas.
  7. Torne o caso e a solução conhecida para todos. Isso irá gera economia de tempo em caso de recorrência. Não há necessidade de uma documentação extensa, apenas o necessário para gerar conhecimento aplicável.
Imagem para demonstrar o modelo ConTROL para abordagem de impedimentos.

Ferramentas de apoio

Dar visibilidade aos impedimentos, como vimos, é fundamental e é possível fazermos isso tanto no Azure DevOps quanto no Jira.

Azure Devops

Mesmo não se tratando de um item de backlog e não sendo possível visualizá-la no board, o Azure DevOps possui uma funcionalidade específica para impedimentos. Para criar siga os passos abaixo:

  1. Acesse o projeto;
  2. No menu lateral, escolha a opção “board” e depois “work items”;
  3. Clique na opção “new work” item e selecione “impediment”;
  4. Uma nova tela será aberta para que o impedimento seja cadastrado (processo semelhante ao cadastro de itens do board);
  5. Você poderá visualizar os itens utilizando as querys ou dashboards;

Jira

O Jira não possui uma funcionalidade específica para se apontar um impedimento, porém, existem outras maneiras para fazê-lo:

  1. Utilizar um status específico para task ou história para definir que ela está impedida;
  2. Adicionar uma flag ao item. Conforme configurações, o card receberá uma cor diferenciada no board.
    • Para adicionar uma flag, basta clicar com o botão direito no card e escolher a opção “adicionar flag” ou “adicionar marcação”;
  3. Mover o card para uma coluna específica de impedimentos.

Azure DevOps, Jira, papel colado na parede ou qualquer outra forma de controle, tanto faz. O importante é escolher uma maneira que permita que todos vejam o que está acontecendo e o que precisa ser feito.

Impedimentos fazem parte do dia a dia de qualquer profissional que atue com projeto ágeis e quanto mais atenção dermos a eles, maiores são as chances de identificá-los com antecedência, o que possivelmente diminuirá o tamanho do impacto causado.

Aliás, a resposta rápida passa a ser a melhor solução, visto que a antecipação nem sempre será possível. Porém, para que isso aconteça, há a necessidade de que o time esteja comprometido, bem como demais stakeholders. Não adianta um projeto ser priorizado e no momento de um impedimento a solução a ser dada não possuir a mesma prioridade.

Situações que não são impedimentos, mas foram apontadas como um, podem ser utilizados numa retrospectiva para orientação do time, o que ajudará a diminuir o número de ocorrências, já que o time estará preparado para responder de forma mais ágil.

Após algumas sprints, todos entenderão melhor como atuar com impedimentos e saberão que, por mais que não tenham uma viagem planejada, conferir se estepe está em ordem e pronto para ser usado é fundamental!

Fonte:
Dicionário online da língua portuguesa. Disponível em: https://www.dicio.com.br/impedimento/
Incriminating Impediments. Disponível em: https://www.axisagile.com.au/blog/planning-and-metrics/incriminating-impediments/