Os serviços de nuvem surgem a partir da necessidade de gerenciar um grande volume de informações e dados, provendo o fornecimento de serviços de computação, armazenamento, banco de dados, análise e inteligência, criando uma cultura de interação com a tecnologia, um ambiente fértil para inovações mais rápidas, recursos adaptáveis e economia de escala.

Aqui na Iteris, o tema já foi abordado em dois momentos, um demonstrando como o cloud computing é uma das melhores alternativas para economizar e acelerar a economia de TI e, em outro, falamoso sobre como é vantajoso migrar as cargas de Data Analytics para a nuvem.

Em linhas gerais, a persistência de arquivos na nuvem possibilita a garantia de que informações serão armazenadas em um meio que possam ser recuperadas a qualquer momento de forma consistente, fornecendo insumos para análises futuras que vão possibilitar a tomada de decisões estratégicas para alavancar seus negócios.

O Amazon Simple Storage (Amazon S3)

O Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) é um serviço de nuvem que permite o armazenamento de objetos a partir da técnica de Object Storage, que proporciona a computação de escala na web para desenvolvedores, além de possuir baixo custo e alta disponibilidade. Com uma interface simples e intuitiva, é possível armazenar e recuperar dados a qualquer momento e em qualquer lugar da web, potencializando os benefícios de escalabilidade.

A AWS projetou o S3 oferecendo alta disponibilidade e uma durabilidade de 99,999999999%, além de, por exemplo, ele hierarquizar mais de 1 trilhão de objetos em todo o mundo. O S3 é uma das principais alternativas do mercado para utilizar e gerenciar arquivos em nuvem e é amplamente utilizada aqui na Iteris.

Persistência de arquivos na nuvem

Em linhas gerais, a persistência de arquivos na nuvem possibilita a garantia que informações serão armazenadas em um meio que possam ser recuperadas a qualquer momento de forma consistente, fornecendo insumos para análises futuras que vão possibilitar a tomada de decisões estratégicas por empresas para alavancar seus negócios.

Os dados persistentes facilitam, por exemplo, a utilização de recursos serverless, um modelo de desenvolvimento nativo em nuvem usado para a criação e execução de aplicações sem o gerenciamento de servidores, possibilitando o melhor gerenciamento de suas demandas, focando seus esforços na qualidade e evolução do software.

Outro exemplo de uso do S3 são os Data Lakes, no tocante aos arquivos persistentes, possibilita a contenção de quantidades massivas de dados em um local central, disponibilizado para ser categorizado, processado, analisado e consumido por diversos grupos dentro de sua organização.

Esses são apenas alguns casos de uso do S3, que contribuem para a dispensa da necessidade de servidores próprios, viabilizando o deslocamento de recursos técnicos para outros projetos que contribuam na geração de valor aos negócios.

E sempre que persistir arquivos no S3, é importante ter as dicas abaixo em mente:

3 dicas para arquivos persistidos no S3

  • Versionamento

Esse recurso possibilita a criação de várias versões de um mesmo arquivo no momento de salvar. Dessa maneira, é possível recuperar versões de arquivos que tenham sido modificados, como documentos e planilhas, por exemplo. Com ele, objetos adicionados no mesmo caminho de um bucket podem ser sobrescritos (ainda mais em cenários de aplicações com caminhos e nomes relativos) e restaurados.

  • Criptografia

Em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), garantir a criptografia de arquivos persistidos na nuvem é vital para assegurar a integridade de dados e informações sensíveis, tornando a segurança das informações muito mais efetiva e em conformidade com as políticas corporativas e compliance.

  • Replicação de dados

A replicação de dados é uma forma inteligente de gerir os arquivos persistentes, pois assegura que informações estejam copiadas em mais de um ambiente mantendo as configurações originais, representando a possibilidade de manter os dados disponíveis a partir de um segundo ambiente, caso haja falhas no primeiro.

A Iteris possui vasta experiência no gerenciamento de arquivos e utilização do S3 para acelerar projetos e otimizar custos, com atuação end-to-end trazendo o que há de mais moderno e inovador para seus negócios. Atuando em toda cadeia de serviços, do licenciamento ao desenvolvimento, auxilia os clientes a criar estratégias personalizadas, realizando também a migração e a reorganização de suas aplicações utilizando serviços nativos da nuvem.