Se você ainda precisa de motivos para utilizar o Selenium como ferramenta dentro de sua empresa, você vai entender o porquê é hora de começar a cogitá-lo.

Afinal, cada vez mais, as empresas necessitam de ferramentas que proporcionem eficiência, redução de custos e vantagem competitiva em relação a seus concorrentes.

A importância dos testes automatizados

Quando falamos de qualidade de software e produtos digitais, a etapa de testes é essencial para que a solução seja confiável e obtenha sucesso quando lançada no mercado, mas realizar testes de forma manual pode tornar o processo de desenvolvimento caro e lento, interferindo na agilidade do negócio.

É aí que entra a automação de testes: não à toa, empresas que investem em automação e em integração contínua obtêm uma vantagem competitiva ao disponibilizar seus produtos e serviços digitais com mais eficiência e garantia de qualidade ao usuário final.

Com a automação de testes é possível expor seu produto digital a diferentes cenários e simulações, o que é de total relevância para identificar falhas e garantir que a solução esteja funcionando corretamente, além de otimizar tempo de desenvolvimento e testes com precisão e agilidade e proporcionar melhor experiência dos usuários, como pontuamos neste artigo sobre as vantagens dos testes automatizados. 

Para garantir que este processo seja realmente vantajoso para a organização, é importante selecionar corretamente as ferramentas para executar os testes automatizados.

Selenium: sobre a ferramenta

Uma boa alternativa para quem deseja unir alta performance à qualidade no trabalho de desenvolvedores e testers é o Selenium, uma das principais ferramentas disponíveis no mercado hoje.

Selenium é um framework de código aberto e multiplataforma utilizado para testar aplicações web e, entre outras funcionalidades, atua como um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE, da sigla em inglês).

Além do uso para a automação de testes, o Selenium também pode ser utilizado para web scraping – processo automatizado de extração de dados da internet simulando o comportamento do usuário.

Selenium Webdriver e os browser drivers

Selenium Webdriver é a versão mais moderna do programa e usa o próprio driver do navegador para a automação, sendo sucessor do Selenium RC. Essa API suporta o uso de várias linguagens diferentes, como C#, Java, Python e JavaScript e pode ser utilizada em diversos navegadores, como Chrome, Edge, Firefox, entre outros.

Como cada navegador interage com o Webdriver de maneira particular, para que o Selenium acompanhe todas as mudanças e se comunique de forma eficaz com o browser escolhido, é necessário usar os chamados browser drivers, ferramentas que possibilitam a comunicação da API do Webdriver com o navegador que você deseja para realizar os testes.

Em resumo, os browsers drivers nada mais são que servidores web criados em acordo com as especificações da W3C para WebDrivers e que fazem a ponte entre o API do Selenium e o navegador.

As principais vantagens do Selenium para seu negócio

Já sabemos que os testes automatizados trazem benefícios tanto para o desenvolvimento de produtos digitais como para a experiência final dos usuários. Agora, apresentamos três vantagens do uso do Selenium que podem ajudar na obtenção de melhores resultados em performance e qualidade para o seu negócio.

  1. Facilidade de aprendizado e utilização. Para utilizar o Selenium, não é preciso conhecer apenas as linguagens da plataforma, uma vez que é possível escrever scripts em qualquer uma das linguagens contempladas, o que se traduz em mais acessibilidade para os profissionais.
  2. Solução open-source e com atualizações constantes. Por ser uma ferramenta de código aberto, o Selenium é uma estrutura de automação acessível publicamente e sem custos iniciais. Fora isso, a ferramenta passa por atualizações com frequência, o que aumenta sua eficiência, confiabilidade e adequação às necessidades dos usuários.
  3. Suporte a vários navegadores e sistemas operacionais. De acordo com o StatCounter, estes são os navegadores mais utilizados globalmente: Chrome, Firefox, Safari, Internet Explorer, Opera e Edge. O Selenium é compatível com todos eles, facilitando a realização de testes automatizados, não importa como seja sua operação.

Na Iteris, contamos com uma equipe especializada em automação de testes e estamos prontos para auxiliar nossos clientes com processos ágeis e correções rápidas para que seus produtos digitais atinjam as expectativas e necessidades dos usuários finais. Conheça mais sobre automação de testes.