Em um cenário onde a resposta a novas tecnologias precisa ser praticamente imediata, é necessário se cercar de processos que viabilizem uma melhor resposta a aplicações, excluindo a possibilidade de erro e retrabalho.

Ao desenvolver um novo produto digital, é necessário expô-lo aos mais diferentes tipos de cenários para verificar se suas features estão funcionando de acordo com o esperado e proporcionando uma boa experiência aos seus usuários. Testes são fundamentais para o sucesso de qualquer sistema, contudo essa é uma atividade que demanda tempo e pode acabar atrasando todo o ciclo de desenvolvimento do produto.

Na chamada do V Simpósio Brasileiro de Teste de Software Sistemático e Automatizado (SAST), realizado em 2020, é citado que existem estudos apontando que: atividades relacionadas a testes representam mais de 50% dos custos de desenvolvimento.

E para contextualizar melhor, uma estratégia de teste que podemos ilustrar é a de Testes Unitários (Unit Tests), ela consiste no teste de uma pequena parte, ou da “menor parte possível” de um sistema, por exemplo uma função dentro do seu código – garantindo, além de que ela funciona, de que a saída obtida foi a esperada.

Agora, imagine testar todas as funções em todo o código de um sistema complexo? São centenas (ou milhares) de funções, sem falar em todas as condições possíveis. Executar esse trabalho manualmente se tornar quase que inviável. É neste contexto que automatizar o teste é extremamente importante no desenvolvimento de seu produto digital.

A automação de testes, através de simulações de cenários possíveis muitas vezes criadas de forma programática, realiza de maneira ágil e extremamente eficiente a garantia de que seu produto está funcionando conforme planejado. E automatizar os testes unitários é apenas um cenário possível, existem diversos outros tipos de testes que podem ser realizados.

Com isso, automatizar testes pode ser considerada uma etapa importante no desenvolvimento de sistemas, eles otimizam o desenvolvimento com precisão e agilidade, auxiliando na detecção de bugs que prejudiquem o uso da aplicação. A utilização de testes automatizados também contribuem diretamente nos desafios que as empresas encontram para reduzir custos e otimizar resultados, proporcionando uma melhor gestão do produto e evitando que ele seja disponibilizado para uso com falhas, aprimorando assim a experiência de seus usuários.

Três vantagens em automatizar os testes de seu produto digital

  1. Redução de bugs sem escalar muito os custos

A automatização de testes permite que eventuais falhas e bugs sejam detectadas antes mesmo da conclusão da implementação, isto é, de maneira muito rápida e ágil.  Com isso, a entrega se torna muito mais eficaz e os custos com tempo de desenvolvimento reduzido (principalmente por evitar o retrabalho dos desenvolvedores), evitando que mais tempo e esforço sejam empreendidos no desenvolvimento de seu produto digital.

  • Otimização na produção de sistemas

A automação de testes cria um ambiente onde é possível aumentar a velocidade que sistemas e produtos entrem em produção. Isto porque uma das principais vantagens da sua adoção é a agilidade. Testes manuais são demorados e criar um ônus para a equipe de TI e para os usuários do sistema. Ao automatizar os testes o resultado é: rapidez, simplicidade e assertividade.

  • Experiência aprimorada

Focando na automatização de testes, é possível executar o desenvolvimento de produtos de uma maneira mais assertiva, eliminando a possibilidade de deduções e erros humanos, entregando um produto digital muito mais alinhado com as expectativas do cliente. Consequentemente a entrega de valor realizada com a aplicação dos testes automatizados melhora a relação com o cliente e impacta positivamente nos resultados.

Iteris e QA Ágil

A Iteris, com squads especialistas em QA Ágil, participa de todo o processo do desenvolvimento, trabalhando focada em reduzir: custos, tempo de desenvolvimento e efeitos indesejáveis gerados pelos erros. Além da parte de desenvolvimento, auxilia os clientes a melhorar seus processos em geral, tornando a entrega muito mais eficaz. Resumindo, o QA Ágil da Iteris contribui a construir um produto melhor e agrega valor ao negócio com sua ótica de processos e desenvolvimento, você pode conferir mais neste link.