O Cloud Computing surgiu como um passo extremamente importante no gerenciamento e hospedagem de sistemas, sendo considerada a opção mais viável e prática se quando se fala em: criação de aplicativos, criação e gestão de APIs (Application Programming Interface), armazenamento e inteligência de dados, advanced analytics e IA (inteligência artificial), backups e gestão de documentos, além de diversos outros serviços que surgem diariamente para atender os mais diversos modelos de negócio.

Convencionalmente, toda essa aparelhagem gera um ônus desnecessário para uma empresa, demandando espaço físico, equipe especializada e manutenção frequente. Além desses fatores, as infraestruturas on-premises (infraestrutura física, hospedada na empresa ou parceiro) necessárias para manter todos esses serviços citados acima não conseguem entregar a velocidade e agilidade que os modelos de negócios precisam no mercado atual.

Dessa necessidade nasceu a computação na nuvem, uma alternativa para desonerar as empresas de gastos nesses quesitos, além de trazer automatização, elasticidade, escalabilidade e aumentar a eficiência nos serviços computacionais necessários.

Segundo a Cisco, o volume de informações mantidas em nuvem será 4,6 vezes maior até o fim deste ano, quando comparado com 2016. Além disso, empresas líderes dos seus segmentos têm interesse 136% maior em usar computação em nuvem para inovar o relacionamento com seus clientes, quando comparadas aos concorrentes de seus respectivos mercados.

 A Iteris destaca a importância da utilização do cloud computing para integrar processos e sistemas e trabalha diariamente atendendo seus clientes na utilização correta das nuvens (públicas ou privadas) e proporcionando vantagens competitivas para os negócios deles.

Vantagens na utilização do cloud computing

vantagens-cloud-computing

Maior produtividade

Quando comparado com softwares tradicionais, as aplicações hospedadas em nuvem conseguem oferecer um tempo de implantação reduzido, criando um ambiente propício para inovação, uma vez que os funcionários conseguirão se dividir entre tarefas que vão além do operacional. Como os sistemas de nuvem são auto geríveis, oferecem um tempo de atividade muito maior, permitindo que o fluxo de trabalho continue sendo executado mesmo quando há a interrupção momentânea dos serviços, muitas vezes caindo sem que haja um grande impacto nos servidores.

Aumento de colaboração

Uma das principais vantagens da computação em nuvem é a facilidade de acesso a arquivos e documentos. Para que ele ocorra, basta existir o acesso à internet. Isso traz uma mobilidade muito maior aos funcionários para executarem suas tarefas, uma vez que não é necessário estar presente fisicamente na empresa para trabalhar. Além disso, foi demonstrado que as tecnologias de colaboração por meio da nuvem aumentam a produtividade, tornando as demandas escaláveis e gerando valor agregado às empresas.

Custos de serviços públicos mais baixos

Pode parecer simplório, mas a energia despendida para manter toda uma estrutura de vários computadores funcionando 24 horas por dia, 365 dias por ano pode ser um fator determinante para optar pela computação em nuvem, ao reduzir os custos fixos da empresa. Como todos os arquivos necessários para o gerenciamento de TI ficam hospedados na nuvem, dispensam a necessidade da utilização de energia elétrica com servidores, por exemplo.

Trabalho reduzido e maior vantagem competitiva

Com a hospedagem de servidores, arquivos e documentos na nuvem, manter uma equipe focada em solucionar as demandas corriqueiras de TI não é mais necessário. Dessa forma, a equipe que então estava dedicada a essas demandas pode direcionar seus esforços para criar uma vantagem competitiva da empresa em frente à concorrência.

Além disso, a nuvem permite que empresas de pequeno e médio porte consigam concorrer em grau de paridade com grandes empresas, uma vez que conseguem oferecer ao mercado soluções personalizadas que atendam rapidamente às necessidades dos clientes. A Iteris possui uma atuação end-to-end em serviços Cloud, trazendo o que há de mais moderno e inovador para o seu negócio. Englobamos serviços como Consultoria, Implementação e Configuração, Migração, Desenvolvimento de Aplicações Cloud-First e Hybrid, Modernização de aplicações, Licenciamento e Serviços Gerenciados. Clique aqui e descubra como esses serviços podem agregar valor a sua empresa.